domingo, 25 de fevereiro de 2007

Geração

Durante nossa primeira aula aberta, trouxemos à discussão o tema Geração.
Que prazer perceber com que interesse todos participaram da discussão!!!
Nessas horas a gente já vai percebendo os valores individuais, observando aqueles que vão tomando a frente do seu grupo, direcionando os debates; os mais preocupados em colocar tudo no papel, os que se prontificam a falar, os tímidos que tremem com o papel na mão, os extrovertidos soltos pra falar sem amarras; os da gíria fácil, os da linguagem formal...
Vocês não imaginam a delícia que é ser professor nessa hora!!!
Vocês não imaginam como, dessa posição priviligiada, de só observar, é doce conhecer esse meu mundo que são vocês - meu aluno, minha aluna - e através de cada gesto, cada palavra desvendar suas individualidades.
Não duvidem!!!
Não existe o melhor ou o pior - não existe o certo ou o errado: Existe a personalidade de cada um e a bagagem que cada um carrega. Cada um é singular.
Como seres humanos, podemos nos enxergar em dois planos:
  • No plano individual - Trazemos não só nossa herança genética, mas princípios e valores daqueles que nos geraram; carregamos marcas do espaço em que vivemos e com quem nos relacionamos e assim contruímos nossa individualidade. Podemos fazer isso de forma consciente e responsável ou podemos ter relações tão superficiais que nos conduzam a copiar os valores dominantes, macaquear posturas e modismos, importar modelos. É nessa hora que temos que levar em conta que um dia nos tornamos geradores. Como serão nossos filhos?
  • No plano coletivo - Se pararmos pra entender que não estamos vivendo isolados em pequenos círculos formados pela família, pela igreja, pelo bairro em que vivemos, mas temos asas pra sobrevoar sobre todos esses círculos, entenderemos que somos cidadãos pertencentes a um momento histórico. A História age de forma pesada sobre nosso comportamento e somos influenciados pelo momento em que vivemos. Então assim percebemos que apesar de sermos únicos e termos nossa personalidade singular, temos também uma identidade que é coletiva. É essa identidade coletiva que se chama Geração.
Não ouvimos falar de nenhuma geração de gatinhos ou numa geração de ursos. Geração é um termo exclusivamente aplicado ao ser humano. Somos seres vivos em ação e o termo AÇÃO deverá carregar os sentidos de responsablidade, consciência, inteligência, sentimento, finalidade. Agimos coletivamente, sonhamos, fazemos projetos e somos geradores. Transmitimos a vida física e cultural a outra geração vindoura.
Ainda que os jovens não sintam o futuro como sua "responsabilidade", já sentem sim a tensão e a angústia de conviver com as tensões de um mundo violento, com os problemas ecológicos, e com as sérias questões éticas.

Quais foram as posturas mostradas em sala de aula???
De uma geração consciente ou inconseqüentes???
Seria hora de reformular alguns conceitos???