quarta-feira, 16 de maio de 2007

13 de maio de 2007

No último domingo, 13 de maio, comemorou-se não só o dia das mães, mas também a Abolição da Escravatura – talvez não devêssemos falar de um dia de comemoração – mas de lembrança – Lembrança da culminância de uma série de lutas travada pelos negros oprimidos pela colonização da nossa terra.
Hoje somos quase todos afro-descendentes, mas com uma consciência tão esmagada e envergonhada que nos autodenominamos pardos ou morenos...
Afro-descendentes sim! Ontem, alunos, professores e funcionários da nossa escola - a EEEM PROF AGENOR RORIS passados 119 anos da Abolição, realizamos um grande encontro pra resgatar valores e lembranças... Este encontro revelou talentos e surpresas que encheram meu coração de orgulho e esperança. O trabalho foi um sucesso e se tourmou impossível falar sobre os destaques do evento, sendo assim, vamos falar da programação.
Parabéns para o aluno Bruno do Amaral que compôs a paródia "Respeito e Preconceito" cuja letra todos podem ler aqui e cantar ao som da parte II da música "Another Brick in the wall", da banda Pink Floyd - uma da bandas mais importantes da história do rock.

Coral: Alunos do 3º ano G e 3ºH



Todos os negros já são livres
Todos tem os seus direitos
E merecem mais respeito
Mas socialmente há preconceito
Hey! Vamos deixar o negro em paz
Todas as diferenças devem nos unir mais
O passado do negro foi sofrido demais
A escravidão foi um abuso
Uma ofensa cultural
Criou conflitos mundiais
Mas todos nós somos iguais

Hey! Então por que discriminar
Troque seu preconceito por respeito aos demais
Troque seu preconceito por respeito aos demais

EXCELENTE TRABALHO !!!


Em seguida veio a FANTÁSTICA apresentação dos alunos do 2ºano G, cantando no ritmo de Caetano Veloso, o poema de Castro Alves - o poeta dos escravos - Navio Negreiro. Nossas musas - Ana Raquel, Andreza, Patrícia e Susan - substituíram bem a graça e encanto da grande Maria Betânia. E este belíssimo coral foi brilhantemente "ilustrado" pelas presenças dos capoeiristas Antonio Carlos, André, Cristiano e Gilson.
Lorena com sua delicadeza e doçura na voz deu ainda mais encanto às palavras de Dias Gomes

"Capoeira é luta de bailarinos. É dança de gladiadores. É duelo de camaradas. É jogo, é bailado, é disputa - simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade. Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto. A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. A sublimação dos antagonismos. Na Capoeira, os contendores não são adversários, são 'camaradas'. Não lutam, fingem lutar. Procuram genialmente dar a visão artística de um combate. Acima do espírito de competição, há neles um sentido de beleza. O capoeira é um artista e um atleta, um jogador e um poeta".

Ainda não pedi autorização ao GRANDE LUCAS - 2ºG por isso não postar aqui o rap cantado e composto por ele mesmo, mas posso dizer que ele ar ra sou... Deixou muitos de queixo caído durante sua apresentação e hipnotizados prestando atenção na sua mensagem, foi muito aplaudido depois da apresentação e - veja bem Lukinha - elogiadíssimo depois do evento.
PARABÉNS !!!

E ainda teve muito mais...
  • O jogral dos alunos da profªLuciana
  • os meus vídeos e o vídeo do aluno Diogo
  • uma ótima representação elaborada pelos alunos do 2ºH e dirigida pelo aluno Everson Fraga
  • dança
  • comidas típicas para degustação
ESTE EVENTO FOI TUUUUUUUUUUDO DE BOM!!!